Conheça a Guarda Mirim de Itaquá

Recebi nos últimos meses a oportunidade de cuidar do projeto social mais promissor da cidade, a Guarda Mirim de Itaquá.

O projeto em Itaquaquecetuba foi idealizado pelo Lucas do Liceu, é coordenado por mim e tem a colaboração de inúmeras pessoas, entre professores, palestrantes e colaboradores.

A Guarda Mirim de Itaquá é uma associação civil, sem fins lucrativos, que tem como finalidade oferecer assistência e educação aos jovens da cidade de Itaquaquecetuba, é um projeto de caráter beneficente e filantrópico. O curso é totalmente gratuito.

Professor Izael orienta dinâmica
Professor Izael orienta os alunos durante dinâmica em sala de aula, na sexta-feira 07/04, para a primeira turma da Guarda Mirim de Itaquá.

Visamos com este projeto preparar os jovens a partir de 14 anos para o mercado de trabalho oferecendo instrução suficiente para o jovem preparar-se para o trabalho o quanto antes, desenvolvendo em nosso curso habilidades necessárias para não apenas ser um bom trabalhador ou empreendedor, mas, também um melhor cidadão.

O cenário do mercado de trabalho

Hoje o Brasil conta com 14,2 milhões de desempregados, segundo o IBGE, com dados de abril e esse número atinge um quarto dos jovens entre 18 a 24 anos. Uma das grandes causas do desemprego é justamente a falta de qualificação.

O curso

Durante as aulas o aluno aprende a criar currículos, como se comportar e como se vestir durante uma entrevista de emprego, como são as relações de trabalho dentro de uma empresa, participa de aulas básicas de língua portuguesa e matemática para o mercado de trabalho, redação, como falar em público, como trabalhar em equipe, teste vocacional, liderança, política, entorpecentes, entre inúmeros outros temas.

As aulas

Estamos com uma turma às sextas-feiras das 14:00 às 17:00 horas no Liceu Brasil na ladeira de Itaquá, em frente ao ponto de ônibus, próximo da Itaquá Passes, na rua da Liberdade, 45, no centro de Itaquá.

Palestras

Ocasionalmente convidamos algumas pessoas de grande renome da cidade para palestrar para os alunos sobre diversos temas em discussão na cidade. Estreamos com uma palestra com um guarda civil da cidade, o Ramiro Garcia, que palestrou sobre os efeitos da maconha no cérebro. Também tivemos uma brilhante palestra com o Dr. Eliardo Amoroso Jordão, da Polícia Civil que explicou para os alunos o papel das forças policiais no Brasil, falou sobre flagrante, tipos de delitos, sobre o sistema judiciário, entre outros.

Dr. Eliardo Amoroso Jordão palestra na Primeira Turma da Guarda Mirim de Itaquá
No dia 24/03 o Dr. Eliardo Jordão palestrou em sala de aula sobre o papel das forças policiais no Brasil.
Dr. Eliardo Jordão recebe o certificado das mãos do coordenador Eduardo
No dia 03/04, entreguei o certificado de palestra ao dr. Eliardo Jordão, delegado de polícia que ministrou sobre o papel das forças policiais no Brasil para a primeira turma da Guarda Mirim de Itaquá.

Estivemos presentes na Fest Pro 2017, evento que ocorreu no Shopping Páteo de Itaquaquecetuba com um estande oferecendo inscrições para o projeto. No ato realizamos uma palestra para explicar sobre os fundamentos da Guarda Mirim, realizamos um sorteio de um kit escolar e sorteio de ingressos para o cinema, após a palestra.

Palestra da Guarda Mirim no Shopping Páteo com Eduardo Ribeiro
Palestrei na Fest Pro 2017 sobre o Programa Jovem Aprendiz e sobre a Guarda Mirim na sexta-feira (12/05) no evento realizado no Shopping Páteo.

Encaminhamento

A Guarda Mirim tornou-se uma referência para as empresas sobre os jovens capacitados. Os empresários preferem buscar uma indicação de jovens ao invés de ter o trabalho de selecionar aleatoriamente um jovem desconhecido para seu quadro de funcionários e para isso, acabam nos procurando, pedindo currículos, sabendo que do projeto sairá jovens com instrução e capacitação suficientes para ser um jovem que cumpra com o seu dever, entenda a hierarquia de uma empresa e seja uma referência em seu setor. Encaminhamos os currículos dos nossos alunos para empresas e vários deles já arrumaram o primeiro emprego em função do projeto da Guarda Mirim.

Inscrição

Ligue no Liceu Brasil para maiores informações através do telefone (11) 4642-0648 ou entre em contato conosco pelas páginas no Facebook. Essa pode ser a sua chance de mudar o seu futuro.

Curta nossas páginas no Facebook:
Guarda Mirim de Itaquá
Lucas do Liceu
Prof. Eduardo Ribeiro
Liceu Brasil

Publicado originalmente em 22 de maio de 2017 no blog Fraternalha.

Eduardo Ribeiro
Morador de Itaquaquecetuba, atuei na área de cursos profissionalizantes de 2009 à 2020. Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Direito Público. Fã de tecnologia, educação e política. Fui candidato a vereador em Itaquaquecetuba nas eleições de 2020 pelo DEM.