Delegado Boigues retorna à Vila Japão para desobstrução do córrego

O prefeito Eduardo Boigues retornou à Vila Japão nesta terça-feira (12) com a equipe da secretária de Serviços Urbanos junto ao secretário Xandão para a desobstrução da passagem das águas no córrego que corta o bairro.

Numa live transmitida por volta das 14 horas desta terça, o prefeito mostrou o trabalho do secretário e funcionários junto ao maquinário, um dia após a limpeza que as equipes fizeram na Rua São Judas Tadeu, rua paralela ao córrego.

Na transmissão, que continha aproximadamente 900 pessoas simultaneamente, o prefeito mostrou um obstáculo que até então era desconhecido da maioria das pessoas, uma espécie de dique de terra que impedia o escoamento da água logo atrás de uma residência.

Ainda na segunda-feira (11) o prefeito Boigues junto à equipe, interditou dois aterros clandestinos no bairro Rio Abaixo, que são um dos grandes responsáveis pela dificuldade da vazão das águas em Itaquaquecetuba ocasionando alagamentos em inúmeros bairros como Vila Japão, Maria Augusta, Vila Sonia e Fiorelo.

Prefeito Eduardo Boigues interdita aterro clandestino no bairro Rio Abaixo junto ao secretário adjunto Tiko Castaldi

Com uma equipe especializada da Secretaria de de Meio Ambiente está sendo apurado também se os materiais descartados por empresas da cidade não seriam prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

Aterro clandestino

O prefeito Eduardo Boigues mencionou ainda pontos de descarte de resíduos na Vila Japão na intenção de evitar o descarte irregular em áreas sensíveis do meio ambiente.

Vamos fazer nossa parte

É importante frisar que esse trabalho no bairro é inédito, nenhuma gestão há décadas fez nada parecido na Vila Japão, é de extrema importância que apoiemos as ações da prefeitura neste momento, não será fácil porque são décadas de trabalho não feitos durante as gestão anteriores. Mas com uma semana de trabalho da nova gestão já começaram a ser realizados com força total.

No final do domingo e início da segunda-feira acompanhei o descarte de móveis de vizinhos do bairro, é realmente triste ver famílias perdendo tudo e tendo lama na sala, no quarto, banheiro e nas áreas de serviço da casa, portanto essa é uma grande oportunidade de resolvermos esse problema que assola nossa cidade há tanto tempo.

Após o nosso pedido de socorro o prefeito veio prestar suporte à população

É possível construir uma cidade melhor, mas é importante que façamos também nossa parte além de exigir das autoridades, que é não fazer o descarte irregular de lixo em nenhum lugar, mas principalmente nas proximidades dos nossos córregos e rios, solicitar as caçambas para descarregar entulho, madeira e demais resíduos e estar sempre em contato com as autoridades para que juntos tenham um bairro limpo e livre das enchentes.

Contamos com a participação de todos.

Eduardo Ribeiro
Morador de Itaquaquecetuba, atuei na área de cursos profissionalizantes de 2009 à 2020. Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Direito Público. Fã de tecnologia, educação e política. Fui candidato a vereador em Itaquaquecetuba nas eleições de 2020 pelo DEM.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.