Excel para iniciantes: Aula 01

Aula 01

Primeira vídeo-aula do curso gratuito de Excel para iniciantes da Gigante Escola.

Nesta aula você aprenderá sobre colunas, linhas e células. Aprenderá também sobre redimensionamento de colunas, operações matemáticas básicas e sobre referência relativa, que pode facilitar bastante o seu trabalho no programa.

O conteúdo da aula é feito no Microsoft Office Excel, mas, pode ser executado também com o OpenOffice Calc (verificar o idioma dos comandos) ou com as planilhas do Google Drive.

Assista a vídeo-aula e vamos juntos aprender!

Coluna: Vertical, representada por letras como A, B, C, etc.

Linha: Horizontal, representada por números como 1, 2, 3, etc.

Célula: combinação da linha e coluna, formatando um pequeno retângulo, que é uma variável, um espaço individual para armazenar textos e números, é representa pela combinação das letras e números como em A1, A2, B1, etc.

As operações matemáticas são adição (+), subtração (-), multiplicação (*) e divisão (/). Cuidado para não confundir, se multiplica no Excel com o asterisco e se divide com a barra. Não há outros símbolos para estas operações.

A referência relativa é usada para faciliar a execução de uma sequência de cálculos que estão estruturados de forma padronizada. Por exemplo, uma tabuada, 5×1, 5×2, 5×3, basta você “puxar” a célula para baixo e ele executa todos os cálculos, basta que você tenha feito o primeiro.

Monte a sua planilha e me envie para eu ver se você conseguiu.

Se você tiver alguma dúvida escreva nos comentários. Um grande abraço e até semana que vem.

Eduardo Ribeiro
Morador de Itaquaquecetuba, atuei na área de cursos profissionalizantes de 2009 à 2020. Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Direito Público. Fã de tecnologia, educação e política. Fui candidato a vereador em Itaquaquecetuba nas eleições de 2020 pelo DEM.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.