Método Pomodoro

Pomodoro

O método Pomodoro é uma técnica de gestão de tempo e produtividade, usada para evitar distrações e focar em uma determinada atividade.

Para desenvolver bem uma atividade é necessário aprofundar-se nela e fazer somente ela, fazer duas, três, quatro atividades ao mesmo tempo vai te impedir de desenvolvê-las de fato e vai te manter superficialmente em todas essas atividades gerando procrastinação e baixo rendimento.

Como funciona

O método Pomodoro funciona dividindo o tempo de trabalho e foco em uma única atividade e um pequeno tempo de descanso. O tempo padrão, que é baseado em estudos científicos é de 25 minutos por 5 de descanso, mas, como todo ser humano possui uma constituição biológica diferente você pode alterar esse tempo para mais.

A idéia é você separar as atividade e executá-las durante cada um dos blocos de tempo de 25 minutos, por exemplo, você precisa fazer a edição de uma imagem, escrever um artigo ou preparar uma aula, você pode fazê-la por pois pomodoros, ou seja, 25 minutos, descansa 5 minutos, toma um café, entra no Facebook e depois do pequeno intervalo concluído volta para a atividade que estava fazendo por mais 25 minutos. Você pode ainda usar a mesma coisa para estudos, dedicar dois tempos de 25 minutos para estudar história, depois dois de biologia, três de matemática, etc. Há um momento também, após quatro pomodoros em que o período de descanso é maior, de 20 minutos, antes que você volte a produzir.

Aplicativos

O aplicativo para Android que recomendo é o Clockwork Tomato, totalmente configurável e com um visual bacana, compatível com as versões mais comuns de celulares e tablets com Android.

Você pode utilizar também o aplicativo Forest que tem um funcionamento similiar, mas, com um apelo psicológico adicional, se você se mantiver focado na atividade pelos próximos 25 minutos ele planta uma pequena árvore e você vai colecionando essas pequenas árvores no aplicativo.

Essa é a dica de produtividade de hoje, se você tiver alguma dúvida ou sugestão basta responder aos comentários. Um grande abraço.

Eduardo Ribeiro
Morador de Itaquaquecetuba, atuei na área de cursos profissionalizantes de 2009 à 2020. Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Direito Público. Fã de tecnologia, educação e política. Fui candidato a vereador em Itaquaquecetuba nas eleições de 2020 pelo DEM.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.