Para crescer, conheça o mercado

Avenida Paulista

Você trabalha há anos em uma empresa ou conhece alguém nestas condições, é um excelente profissional, nunca se atrasa, faz tudo certinho, cumpre todas as ordens, mas, quando aparece uma promoção para um novo cargo é o outro quem assume a vaga. Você fica extremamente desmotivado, começa a render menos, se atrasar, a se indispor com os colegas e acaba demitido. Pois é, você não entendeu como funciona o mercado.

O mercado é um arranjo extremamente complexo, pode ser analisado através de livros enormes como Ação Humana, de Ludwig von Mises, que fala da praxeologia e tantas outras obras que tentam explicar as inúmeras ações, decisões, vontades e interações do ser humano no mercado.

Como alguém se torna extremamente pobre ou extremamente rico?

Tudo depende do quanto você vale para outras pessoas. Isso é viver em sociedade e é impossível crescer sem servir, sem ajudar o próximo, sem gerar valor para a sociedade. Quanto mais valor você gerar, mais você crescerá profissionalmente. Dentro de uma empresa, quanto mais a empresa lucrar por sua causa mais você crescerá. Faça a empresa que você trabalha prosperar e ela te empurrará para cima.

Sempre trabalhe mais do que lhe pagam, no sentido de gerar resultados, seja muito bom no que você faz e tenha iniciativa. Trabalhe como se valesse dobro do que ganha, é a melhor forma de conseguir um aumento e progredir dentro da empresa. Não se deixe contaminar por reclamações.

Trabalhar muito não significa nada. Você pode estar atolado de trabalho e não gerar nenhum resultado ou gerar muito pouco. Você pode ser extremamente produtivo sem se estressar, trabalhando menos, se você conseguir focar-se em resultados.

Em suma, sempre concentre-se em gerar valor, faça mais do que você é pago para fazer, tenha iniciativa, ame o seu trabalho e foque-se sempre em gerar resultados para o lugar onde você trabalha, assim funciona o mercado e entendendo o mercado você poderá crescer.

Vista a camisa! Boa jornada!

Eduardo Ribeiro
Morador de Itaquaquecetuba, atuei na área de cursos profissionalizantes de 2009 à 2020. Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Direito Público. Fã de tecnologia, educação e política. Fui candidato a vereador em Itaquaquecetuba nas eleições de 2020 pelo DEM.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.