Como ser produtivo trabalhando em casa

Home Office

Nesta terça (12), o coach e palestrante Gerônimo Theml deu algumas dicas em uma live transmitida no Youtube, Facebook e Instagram sobre como ser hiperprodutivo trabalhando ou estudando em casa.

Se você tem um home office ou mesmo se estuda para concurso, vestibular ou alguma prova da faculdade já deve ter se deparado com o maior vilão para qualquer atividade do gênero exercida em casa: a distração.

Gerônimo Theml

Iniciando a rotina de trabalho em casa

Segundo o coach, para iniciar a jornada é importante para trabalhar em casa cumprir alguns rituais, similar ao que fazemos para trabalhar fora, já que somos seres de hábitos. Trabalhando fora nós temos um horário para acordar, arrumar a cama, tomar café da manhã, vestir-se adequadamente e depois ir para o trabalho e devemos fazer a mesma coisa para trabalhar em casa, inclusive vestir-se com roupas de trabalho antes de sentar na frente do computador.

Gerônimo ainda explica, com fundamentos científicos, que nosso cérebro associa determinadas atividades com o local onde a exercemos, por exemplo a cama, que utilizamos para dormir e não devemos trabalhar nela, para não criar essa associação e atrapalhar o nosso sono ou o sofá onde assistimos Netflix, por exemplo. Então, o ideal seria separar um local da casa, diferente de onde você faz outras atividades para criar essa associação com o tipo de atividade exercida.

A rotina de trabalho

Para quem mora com familiares é de suma importância combinar com a esposa e filhos para não atrapalhar enquanto o pai estiver trabalhando, não devendo ser interrompido. Pode ser usado um post-it vermelho na porta do escritório ou algo do gênero.

É importante ainda separar água para não precisar levantar-se a todo instante e ser bombardeado por distrações como TV ligada, familiares, cozinha, etc. Ele ainda dá dicas de manter-se sempre hidratado, pois sem água, o cérebro começa a perder desempenho e a cognição começa a falhar.

Ele ainda dá a dica de se utilizar o método Pomodoro para manter o foco e explica que no caso dele 25 minutos não são suficientes e que usa 50 minutos pois só consegue ganhar uma boa concentração, que ele chama de hiperfoco, após cerca de 20 minutos do início da atividade.

Encerrando o expediente

Importante também é encerrar o expediente, para não misturar a vida em casa com trabalhando, retirar as roupas de trabalho, para que o seu cérebro entenda que o turno de trabalho acabou e agora você já pode fazer alguma atividade do cotidiano.

É importante agradecer a todos os envolvidos como esposa e filhos que o deixaram trabalhar em um canto separado para incentivar esse comportamento.

Dicas adicionais

Ouvir música melhora a produtividade?

Durante a live Gerônimo respondeu algumas perguntas dos seguidores, foi perguntando se música melhora a produtividade. Ele respondeu que depende de cada pessoa, mas, para as que respondem bem ao foco com música, ela precisa não ser chata para não te desestimular e nem empolgante demais a ponto de você sair cantando junto e perder a concentração.

Como parar de procrastinar?

Também respondeu a uma pergunta sobre procrastinação e respondeu que o que ajudaria a pessoa a diminuir a procrastinação é encontrar o seu propósito inabalável.

Aplicativos

Foi recomendado alguns aplicativos como o Atracker. Este aplicativo permite que você monitore o tempo de atividade que você executa naquele momento e gerar um relatório posterior para você ver onde tem gasto mais tempo. Para a mesma finalidade eu uso o Toggl. O Toggl dá pra usar tanto no Android quanto no navegador web.

Foi recomendado também o 1Focus, um app para dispositivos da Apple que bloqueia todos os aplicativos que você não vai usar durante um determinado momento para impedir distrações. Recomendo no Google Chrome usar o Strickt Workflow que tem um propósito similiar mas impede, por exemplo, que você entre no Facebook, Instagram, e-mail e páginas de notícias enquanto está produzindo alguma atividade.

Ele recomendou ainda o Productive para dispositivos Apple, que é basicamente um aplicativo de gerenciamento de tarefas, por exemplo para verificar se você cumprir as tarefas da rotina como arrumar a cama, meditar, colocar comida para os cães, etc. Para Android recomendo o Todoist. Uso há muitos anos e recomendo.

Por último ele recomendou o Life Cycle, que faz algo parecido com o que o Google Maps faz, registra os pontos onde você esteve, por exemplo, fora de casa. O programa calcula a velocidade de deslocamento e sabe se você estava dentro de um carro, avião, etc.

Essas foram as dicas que o Gerônimo deu na live dele sobre como ser produtivo em casa. Qualquer dúvida só enviar um comentário. Abraços e até a próxima.

Eduardo Ribeiro
Morador de Itaquaquecetuba, atuei na área de cursos profissionalizantes de 2009 à 2020. Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Direito Público. Fã de tecnologia, educação e política. Fui candidato a vereador em Itaquaquecetuba nas eleições de 2020 pelo DEM.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.