Dicas fundamentais para fazer o seu currículo

Currículo

Sem experiência com currículo, sem saber usar direito o Microsoft Word, você vai até uma lan house e pede para que façam seu currículo.

Eles pedem alguns dados seus, montam um currículo padrão, você entrega em vinte empresas diferentes, dentre elas um açougue, um supemercado e uma loja de bijuterias, chega em casa cansado e começa a esperar. Não é chamado. Você se pergunta: “O que deu errado?”

A finalidade do currículo é gerar uma entrevista de emprego, para tal, é necessário que ele se destaque em meio as centenas de currículos que as empresas recebem por dia. Mas, como fazê-lo sem colocar uma folha de cor diferente, um layout chamativo ou algum tipo de exagero?

Você deve chamar atenção para o seu histórico acadêmico e profissional, para as suas habilidades. Todo o desnecessário você remove e valoriza o que você tem de útil ao mercado.

O que é desnecessário hoje?

Há dez ou vinte anos se escrevia curriculum vitae no topo do documento, hoje não há a menor necessidade de fazê-lo. Sejamos práticos.

É necessário especificar no currículo que você não é fumante? Muitos currículos ainda vem como “não fumante”. Isso é desnecessário, era comum há vinte anos ter essa diferenciação, hoje por padrão poucas pessoas fumam e as que fumam deve especificar isso na entrevista de emprego.

Devo escrever “brasileiro” no meu currículo? Se o seu sobrenome for Santos, Silva, Ribeiro, Souza, Almeida, Andrade, Oliveira, etc. supõe-se que você seja brasileiro. É uma informação totalmente desnecessária hoje especificar isso no currículo, apesar de uma boa maioria deles ainda conter a nacionalidade.

O que é obrigatório colocar?

As informações de contato devem incluir seu nome completo em destaque, sua data de nascimento e idade, seu endereço completo, seu e-mail, seu telefone celular e fixo, se houver e seu estado civil. Todas as informações são imprescindíveis para constarem nas informações de contato. Essas informações são úteis para te encaixar em um perfil profissional. Uma empresa pode preferir alguém solteiro ou alguém casado pela diferença de perfil em cada uma delas. Cada perfil tem suas vantagens e desvantagens. Cada empresa terá preferência por um determinado tipo de perfil para uma determinada vaga.

E o e-mail, como deve ser?

O e-mail precisa ser profissional, não pode conter trocadilhos, sobrenome de artistas ou coisas diversas. Um e-mail como jose.manuel.santos99@gmail.com, neste padrão, está perfeito.

Onde especifico o cargo?

Você deve preencher o cargo em OBJETIVO, e a principal dica é: nunca escreva “À disposição da empresa” no currículo. Ou o seu currículo será igual a todos os outros feitos em lan house, você não chamará a atenção do recrutador e não será chamado para a entrevista de emprego. Não coloque nada parecido com isso. O ideal é você se candidatar a uma vaga específica e no OBJETIVO deixar bem claro a vaga, como “Vendedor”, “Professor de Matemática”, “Ajudante Geral”, “Assistente Administrativo”, etc.

Posso colocar “Jovem Aprendiz” no OBJETIVO?

Se a vaga for ofertada desta forma sim, você pode.

Continue acompanhando os artigos sobre currículos e em breve haverá artigos com mais detalhes sobre como criar um currículo ideal para gerar uma entrevista de emprego.

 

Eduardo Ribeiro
Morador de Itaquaquecetuba, atuei na área de cursos profissionalizantes de 2009 à 2020. Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Direito Público. Fã de tecnologia, educação e política. Fui candidato a vereador em Itaquaquecetuba nas eleições de 2020 pelo DEM.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.