Introdução à Gestão Empresarial

Empresa

Olá, meu caro aluno, tudo bem?

Vamos hoje estudar alguns conceitos básicos de gestão empresarial como a definição de organização, empresa e conhecer os fundamentos da missão, visão e dos valores que cada empresa possui, vamos ainda entender um pouco o perfil de um administrador em uma empresa.

Em uma empresa um administrador tem a função de planejar, organizar e orientar todos os recursos necessários para o seu fundamento como recursos físicos, tecnológicos, financeiros e humanos com o intuito de resolver quaisquer problemas na área administrativa.

As características de um bom administrador

  • Resiliência
  • Autoconfiança
  • Capacidade de tomar decisões
  • Habilidades de negociação
  • Ser organizado
  • Pensar e agir sob pressão
  • Planejamento
  • Espírito empreendedor
  • Resolver problemas práticos
  • Dinamismo
  • Mediação de conflitos
  • Trabalhar em equipe
  • Iniciativa
  • Noção de prioridades
  • Objetividade
  • Senso de oportunidade
  • Responsável

Organização

Uma organização é uma junção de pessoas com um determinado propósito. Estas pessoas combinam seus esforços individuais para formar uma equipe com a finalidade de realizar propósitos coletivos como as igrejas, associações, empresas, ONGs, etc.

Empresa

Uma empresa é uma organização econômica. Nela são reunidos e combinados os fatores de produção com o intuito de desenvolver uma determinada atividade com a finalidade de obter lucro.

Uma empresa precisa ser uma pessoa jurídica, ter uma constituição legal, um registro junto aos órgãos públicos e, não sendo um MEI, é uma união entre duas ou mais pessoas.

Uma empresa também é constituída por um capital com o intuito da obtenção de lucro.

Pessoa jurídica

Uma pessoa jurídica é a existência legal de uma instituição que a ter vida própria com direitos e deveres. Uma pessoa jurídica pode fazer compras a prazo, pegar empréstimo, ser processada, processar alguém, etc. utilizando para tal o CNPJ, o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.

Missão

Toda empresa tem uma missão, é uma frase que serve para descrever a sua razão de ser, o porquê da empresa. Na empresa tem-se descrito o que a empresa produz, o que almeja conquistar e como espera que os clientes a reconheçam.

A missão também tem o intuito de descrever a orientação dos objetivos, financeiros, humanos e sociais da empresa.

Deve-se responder algumas questões para a criação de uma missão. Por que a empresa existe, o que esta empresa faz e para quem?

Exemplos:

Coca-Cola do Brasil

Refrescar o mundo – em corpo, mente e espírito. Inspirar momentos de otimismo – através de nossas marcas e ações. Criar valor e fazer a diferença – onde estivermos, em tudo o que fizermos.

Disney

Alegrar pessoas.

Google

Organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal.

Não tem como negar que todas as empresas citadas foram bem sucedidas em suas missões, não é mesmo?

Visão

A visão tem como fundamento nortear a empresa, ser uma referência a um futuro que a empresa almeja atingir. São as convicções que direcionam a trajetória dela.

Exemplos:

Petrobrás

Tornar-se uma empresa de energia de classe mundial.

Coca-Cola

Matar a sede do mundo

Gerdau

Ser global e referência nos negócios em que atua.

Valores

Os valores são as convicções que fundamentam os hábitos e escolhas por uma determinada conduta que uma empresa venha a ter no mercado.

Quando a missão e visão estiverem em execução são os valores que irão fundamentar a conduta da mesma. São imutáveis, podendo ditar atitudes e comportamentos e influenciam o relacionamento entre funcionários, clientes, fornecedores e sociedade.

Referências

O que é ser um administrador? – Portal Administração

Eduardo Ribeiro
Morador de Itaquaquecetuba, atuei na área de cursos profissionalizantes de 2009 à 2020. Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Direito Público. Fã de tecnologia, educação e política. Fui candidato a vereador em Itaquaquecetuba nas eleições de 2020 pelo DEM.

2 Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.