A formatura do Liceu Brasil e Guarda Mirim de Itaquá

O coordenador Eduardo Ribeiro discursa sobre a formação dos jovens da Guarda Mirim de Itaquá

Na última sexta-feira (14) ocorreu na OAB de Itaquá a formatura do Liceu Brasil e da Guarda Mirim de Itaquá. O evento foi memorável para centenas de alunos e pais que acompanharam a formatura ao lado de diversas autoridades da cidade.

Composição da Mesa - Abertura
Composição da mesa, dentre eles o Dr. Zenival Lima, presidente da OAB, Lucas Costa, diretor do Liceu Brasil, o empresário Herivelto e Eduardo Ribeiro, coordenador pedagógico do Liceu Brasil.

Formaram-se em torno de 340 alunos dos cursos de Gestão Empresarial Básico, Marketing e Vendas, Assistente Contábil, Inglês Básico e também a primeira turma da Guarda Mirim de Itaquá.

Professores Izael Salviano e Eduardo Ribeiro
Professores Izael Salviano e Eduardo Ribeiro conduziram ao longo de quatro meses as quinze aulas da Guarda Mirim de Itaquá.
Abertura do evento.
Abertura do evento.

O evento foi conduzido por Denise Marques e contou ainda com a participação do GCM Ramiro Garcia, que colaborou durante as aulas palestrando sobre narcóticos. Contou com a presença de toda a equipe do Liceu Brasil incluindo Miriam, Flávio Pita, Fernando Muranaka, Luana Oliveira, Micaela Lira, Clarice Fernandes, Lidiane, Geovane Cezario e Marcos Cuscam.

Denise foi mestre de cerimônia do evento
Denise Marques foi mestre de cerimônia do evento.
Fernando Muranaka e Flávio Pita participaram da organização do evento
Fernando Muranaka, o Japa e Flávio Pita participaram da organização do evento.

A Guarda Mirim contou ainda com homenagens a leitura do discurso de agradecimento do Geovane Cezario e a leitura do juramento pela Ingrid Oliveira.

O GCM de Itaquaquecetuba Ramiro Garcia discursou sobre a importância da educação junto aos jovens da cidade.

Ramiro Garcia discursa para os jovens da Guarda Mirim.
Ramiro Garcia discursa para os jovens da Guarda Mirim.
Geovane discursa sobre o que é ser um Guarda Mirim
Geovane discursa sobre o que é ser um Guarda Mirim.

O discurso da Guarda Mirim

A vida nunca foi fácil e claro que não iria se tornar assim em menos de um ano, entretanto a missão da Guarda Mirim foi fazer isso, e ela fez o impossível.
(agradecimento)

Nunca podemos dizer que não vamos conseguir sem tentar, ou se tentar fazer pela metade e sim nos dotarmos de convicção para conseguirmos infalivelmente, de certa forma a Guarda transformou nossos desejos em objetivos e nossa vontade num progresso, mostrou que a vida não é feita de chances e sim de escolhas, e assim nos guiou numa filosofia do sucesso, por isso hoje nós comemoramos a alegria de ter participado da primeira turma da Guarda Mirim de Itaquá e o orgulho futuro de dizer…
Eu fui um Guarda Mirim”

Ingrid Oliveira lê o juramento da Guarda Mirim de Itaquá
Ingrid Oliveira lê o juramento da Guarda Mirim de Itaquá.

O juramento

Nós, formandos da Escola Liceu Brasil e da Guarda Mirim de Itaquá juramos perante a comunidade, familiares e autoridades, a enfrentar os desafios sociais e técnicos lançados por nossas carreiras, fazendo deles degraus para nosso crescimento profissional e humano, contribuindo para resolver problemas sociais e elevar a qualidade de vida da nossa Cidade e do nosso País.

Após a leitura do juramento o coordenador da Guarda Mirim, Eduardo Ribeiro leu o seu discurso agradecendo a todos os colaboradores do projeto e congratulando todos os formandos da Guarda Mirim de Itaquá.

O coordenador Eduardo Ribeiro discursa sobre a formação dos jovens da Guarda Mirim de Itaquá
O coordenador Eduardo Ribeiro discursa sobre a formação dos jovens da Guarda Mirim de Itaquá.
O coordenador Eduardo Ribeiro discursa sobre a formação dos jovens da Guarda Mirim de Itaquá
O coordenador Eduardo Ribeiro discursa sobre a formação dos jovens da Guarda Mirim de Itaquá.
Denise e Eduardo
Denise e Eduardo.

Íntegra do discurso

Boa tarde. Gostaria de agradecer a todos os presentes, às autoridades, ao nosso diretor Lucas, à vice-diretora Miriam, à Denise e a toda a equipe do Liceu, ao Dr. Zenival, presidente da OAB de Itaquá, (a OAB tem sido uma grande parceira em nossos projetos) ao Ramiro Garcia, ao delegado Dr. Eliardo Jordão, ao professor Izael, e a toda a minha equipe de professores: a Micaela, o Fernando, o Marcos, a Clarice, o Alecsandro, o Nisvaldo e a Luana, agradeço também a todos os alunos e seus pais, colegas e acompanhantes. Sou imensamente grato a todos aqui presentes para prestigiarem este momento tão especial de formação da nossa primeira turma da Guarda Mirim de Itaquá.

Gostaria de fazer um agradecimento especial ao nosso diretor Lucas. Em diversas oportunidades, projetos como esse tentaram se instalar na cidade solicitando apoio dos órgãos públicos e não tiveram sucesso, não conseguiram prosperar. Com sua habilidade de gestor e sem recurso público conseguiu trazer para Itaquaquecetuba a Guarda Mirim, beneficiando diversos jovens e a sociedade a qual estamos inseridos. (Obrigado, Lucas).

Gostaria de fazer um agradecimento especial também ao professor Izael, que esteve comigo lecionando para a Guarda Mirim durante esses quatro meses. É um professor habilidoso e carismático, um profissional competente e acima de tudo, se tornou um grande amigo. (Obrigado, Izael).

Quando o diretor Lucas me convidou para fazer parte deste projeto, aceitei de imediato, pois era evidente já naquele momento que este seria o mais importante projeto social da cidade de Itaquaquecetuba. Estamos vivenciando isso hoje.

Nós sabemos que a solução para boa parte dos problemas sociais reside na educação. A diminuição da violência, a diminuição do uso de drogas, a diminuição da pobreza e dos conflitos sociais, a prosperidade econômica. Todos eles passam pela educação. Muito se ouve que não é de interesse do governo investir na educação, então, nós, de forma independente, investimos em levar conhecimento para os jovens de Itaquaquecetuba, de forma acessível. Pois nós amamos esta cidade.

Estar com esses jovens durante esses quatro meses tem sido uma experiência sem igual. São jovens especiais e nossas aulas foram um grande laboratório, onde nós mesmos, como professores, aprendemos bastante. Cada aula foi uma experiência única, com um tema diferente que eles souberam explorar da melhor forma possível.

Durante esses quatro meses foram discutidos inúmeros assuntos que serão de grande utilidade para qualquer cidadão que deseja transformar para melhor a sociedade em que habita, desde política, finanças pessoais, cidadania, civismo, disciplina, instituições públicas, entorpecentes, conceitos de gestão empresarial, como se portar numa entrevista de emprego, como fazer um currículo eficiente e muitos outros. Conteúdos indispensáveis para ser um excelente profissional e um cidadão exemplar.

Nós diretamente conseguimos encaminhar alguns jovens para o mercado de trabalho logo no começo do curso, mas o mais importante foram aqueles que nós tivemos uma participação indireta. Aqueles que conseguiram emprego não diretamente por nós, mas conseguiram a vaga usando as ferramentas e as habilidades que foram adquiridas no nosso curso e nós temos diversos exemplos.

Nós formamos aqui a próxima geração de lideranças de Itaquaquecetuba. Daqui sairão os próximos empresários, os próximos advogados, as próximas lideranças políticas, os próximos delegados, médicos e outras profissões de renome.

Nós geramos aqui o futuro de Itaquaquecetuba, o futuro do Brasil.

Parabéns a todos os formandos. O futuro é de vocês.

Muito obrigado.

Após o discurso foram entregues os certificados dos alunos formandos da Guarda Mirim de Itaquá que tiraram fotos com o diretor Lucas e com os professores Izael, Eduardo e as demais autoridades presentes no evento.

A turma da Guarda Mirim e todos os colaboradores
A turma da Guarda Mirim e todos os colaboradores.
Prof. Izael Salviano, Willy Vander e o Prof. Eduardo Ribeiro.
Prof. Izael Salviano, Willy Vander e o Coordenador Eduardo Ribeiro.
Prof. Izael Salviano, Stephanie Sanchez e o Prof. Eduardo Ribeiro.
Prof. Izael Salviano, Stephanie Sanchez e o Coordenador Eduardo Ribeiro.
Prof. Izael Salviano, Rayane Aparecida e o Prof. Eduardo Ribeiro.
Prof. Izael Salviano, Rayane Aparecida e o Coordenador Eduardo Ribeiro.
Prof. Izael Salviano, Ingrid Oliveira e o Prof. Eduardo Ribeiro.
Prof. Izael Salviano, Ingrid Oliveira e o Coordenador Eduardo Ribeiro.
Prof. Izael Salviano, Ana Beatriz Ferreira e o Prof. Eduardo Ribeiro.
Prof. Izael Salviano, Ana Beatriz Ferreira e o Coordenador Eduardo Ribeiro.
Prof. Izael Salviano, Geovane Cezario e o Prof. Eduardo Ribeiro.
Prof. Izael Salviano, Geovane Cezario e o Coordenador Eduardo Ribeiro.

Após a formatura da Guarda Mirim foram entregues os certificados das turmas de Informática para a Melhor Idade, Gestão Empresarial Básico, Marketing e Vendas, Assistente Contábil e Inglês Básico.

Professoras Luana, Micaela e Clarice com Lucas do Liceu.
Professoras Luana, Micaela e Clarice com Lucas do Liceu.
Lidiane e Marcos Cuscam recepcionam os alunos.
Lidiane e Marcos Cuscam recepcionam os alunos.
A Professora Micaela junto ao GCM Ramiro Garcia entregam o certificado à Alexandra Melo.
A Professora Micaela junto ao GCM Ramiro Garcia entregam o certificado à Alexandra Melo.

O evento foi um enorme sucesso, encheu o auditório e o hall da OAB de Itaquá e proporcionou um momento de celebração a esses novos líderes que servirão a cidade de Itaquaquecetuba.

Prof. Eduardo Ribeiro
Prof. Eduardo Ribeiro é professor e coordenador da Guarda Mirim de Itaquá e do Liceu Brasil.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *