Como conseguir o primeiro emprego

Buscando emprego

Você é jovem, nunca trabalhou, ainda está estudando e tem um grande desejo de conquistar o seu próprio dinheiro para poder realizar os seus objetivos, comprar suas coisas e seguir sua vida ganhando mais independência dos seus pais.

Essa é uma fase difícil, um jovem aprende muito pouco sobre o mercado de trabalho na escola, muitas vezes você pode se perguntar durante uma aula entendiante de sociologia “Onde eu vou usar isso?” e de certo modo, falando em modo prático, você tem um pouco de razão.

Antigamente havia um pensamento padrão na cabeça da geração anterior, eles buscavam por estabilidade. Concluíam o ensino médio, faziam uma faculdade e buscavam um emprego que lhes desse estabilidade por toda a vida. Mas as coisas mudaram, a geração é muito diferente e o mercado também.

Um jovem tem pouco a oferecer para o mercado, então precisa entender que vai começar desde o primeiro degrau, sem regalias.

Há algumas alternativas para o jovem para conseguir o primeiro emprego. Se você tiver o apoio financeiro dos seus pais pode fazer diversos cursos, talvez uma faculdade e a partir desse ponto buscar um emprego na área em que você estudou.

Se você não tem o apoio financeiro dos seus pais você terá que começar em empregos mal remunerados e trabalhar bastante, fazer uma poupança, guardando uma quantia fixa do seu salário por mês e começar a fazer cursos.

Se você pretende crescer profissionalmente não tem jeito, você precisará investir em aprendizado. Saber usar um computador com Office é fundamental, é importante ter também uma noção razoável de língua inglesa e o restante dos cursos você vai buscar de acordo com sua área de interesse.

É muito importante você saber o que você quer para a sua vida. Tendo um objetivo específico você vai começar a tomar decisões com base na sua meta de vida. Se você deseja ser um programador web vai começar a fazer cursos nesta área, vai frequentar fóruns na internet que falem sobre isso, começará a adquirir livros sobre esse tema, etc. O mesmo funciona com qualquer área que escolher. É muito importante saber para onde você quer ir.

As formas que você terá para conquistar um emprego são:

  • Conhecer alguém que trabalhe numa empresa e te indique;
  • Entregar currículos;
  • Ser encaminhado para uma vaga de estágio de um curso;
  • Ser chamado através de um site de vagas de emprego.

É muito importante nessa fase você ter um bom currículo. O currículo é um histórico das suas atividades acadêmicas e profissionais. Como você não tem experiência profissional precisa se sobressair nos demais quesitos como nos cursos que você fez ou faz e nos trabalhos voluntários.

Todo o tipo de trabalho voluntário que você fizer pode colocar no seu currículo. Isso enriquece muito o currículo. Teremos um artigo sobre como fazer um bom currículo em breve.

A melhor forma é ser indicado por algum conhecido dos seus pais, amigos, professores ou contatos para trabalhar numa empresa. Há uma confiança maior em indicações. Portanto já tenha em mente que você precisará investir em networking, na sua rede de contatos.

Para entregar currículos é muito importante não sair “atirando para todos os lados”, mas candidatar-se a vagas específicas de determinadas empresas.

Se você estiver cursando pode conseguir um estágio para fazer através do seu curso. Muitas vezes há empregadores que ficam de olho em escolas e faculdades buscando jovens para trabalhar.

Faça também o seu cadastro em sites de estágio e empregos.

Nada disso funcionará se você não tiver vontade de conquistar o seu primeiro emprego. Não é fácil e se você sentir que não precisa, pois seus pais lhe dão tudo, dificilmente você conseguirá. Então, tenha um foco, buscar o seu primeiro emprego e todo o resto de você irá convergir para que você o conquiste.

Eduardo Ribeiro
Morador de Itaquaquecetuba, atuei na área de cursos profissionalizantes de 2009 à 2020. Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Direito Público. Fã de tecnologia, educação e política. Fui candidato a vereador em Itaquaquecetuba nas eleições de 2020 pelo DEM.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.