Foi anunciado nesta segunda-feira (18) pelo prefeito Eduardo Boigues que a prefeitura de Itaquaquecetuba está retomando o controle da UPA do Caiuby e do CS 24 Horas que até então estavam sendo geridas pela Santa Casa de Misericórdia de Birigui por decisão do então prefeito Mamoru Nakashima que firmou o contrato em 2019 com o grupo.
A Santa Casa de Misericórdia de Birigui está envolvida em uma série de casos de corrupção e inclusive foram denunciados pelo Ministério Público por desvios em dinheiro da saúde segundo matéria do G1.
O prefeito esteve junto com o secretário de saúde de Itaquaquecetuba Edson Rodrigues, o Edson da Paiol, visitando o CS 24H e a UPA do Caiuby e comunicando os pacientes e os funcionários da alteração na gestão.
O prefeito publicou o Decreto 7.897/2021 que pode ser conferido aqui e prevê a retomada do controle das unidades. O prefeito também determinou a suspensão e auditoria de todos os contratos pelo período de 90 dias na intenção de fazer um pente fino para buscar irregularidades e cortar gastos desnecessários buscando economia dos recursos públicos.